Arraial do Cabo se prepara para o Festival de Lula

Arraial do Cabo se prepara para o Festival de Lula

A população de Arraial do Cabo está contando os dias para a chegada do Festival mais tradicional da cidade – o Festival da Lula. Lançado em 1998 com o objetivo de divulgar o município como um importante centro pesqueiro do molusco, o Festival foi criado como uma forma de atrair os visitantes e ainda mostrar as delícias que podem ser feitas com a lula, as riquezas da culinária Cabista. O Festival da Lula entra na sua 12ª edição e promete agitar o município.

Por isso, o turista que passar o feriado da Semana Santa, em Arraial do Cabo ou nas cidades vizinhas, terá uma opção a mais de lazer. O Festival da Lula começa nesta quarta-feira, dia 31 e vai até domingo, dia 04, nas areias da Praia Grande e para este ano o público estimado é de 5 mil pessoas por dia.

O evento é uma realização da APAC (Associação de Pescadores de Arraial do Cabo), tem o apoio da Prefeitura Municipal e a organização da Secretaria de Turismo. Durante os cinco dias do Festival, visitantes e moradores poderão degustar os mais variados pratos feitos à base de lula, como por exemplo, estrogonofe, risoto e crepes de lula, lula à doré e a vinagrete, entre outros. As barracas para degustação dos pratos estarão abertas no horário do almoço (13h), e à noite, a partir das 19h e os preços são populares.

A Secretaria de Turismo montou uma mega-estrutura numa área de 1.500 metros quadrados, com palco para os shows, 30 barracas para comercialização de alimentos e bebidas e 12 barracas para os artesãos. Haverá o open class, com três chefes fazendo demonstração de receitas, na quinta-feira, sexta-feira e sábado.

De acordo com Joaquim Rodrigues de Carvalho, presidente APAC, o consumo de lula para este ano está estimado em aproximadamente 10 toneladas.

Para o secretário de Turismo, Marco Simas, o Festival da Lula é um evento importante no calendário turístico do município, já que Arraial do Cabo tem como uma de suas principais atividades econômicas a pesca. Desde o ano passado que o festival está sendo realizado na Semana Santa, como forma de mais um atrativo para o feriado.

– Antes o Festival era realizado depois de carnaval, e resolvemos transferir esta data, em comum acordo com a Associação, por dois motivos: O primeiro é por causa da pesca da lula, que tínhamos que importar o molusco do sul por conta da falta do molusco no mar da cidade e segundo porque entendemos que além de um atrativo a mais para os moradores e turistas, é a semana em que muitas pessoas não comem carne em respeito a data – explicou o secretário.

Segue a programação do festival da lula 2010

QUARTA / 31-03
18h - Abertura do evento com coquetel e música
21h - Show de abertura com Tony e Eduardo
QUINTA / 01-04
13h - Abertura na praça de alimentação com música ambiente
18h - Exposição na feira de artesanato / open class / apresentação do prato - degustação
21h - Show ao vivo com Daniel d’Dane
22:30h - Show ao vivo com Sorriso Negro
00h - Show ao vivo com Banda Grow
SEXTA / 02-04
13h - Abertura na praça de alimentação com música ambiente
18h - Exposição na feira de artesanato // open class - apresentação do prato - degustação
21h - Show ao vivo com Danilo
22:30h - Show ao vivo com Sandrinha
00h - Show ao vivo com Evandro Marinho
SÁBADO / 03-04
13h - Abertura na praça de alimentação com música ambiente
18h - Exposição na feira de artesanato // open class - apresentação do prato - degustação
20h - Show ao vivo com Andréa Gimenez
22:30h - Show ao vivo com Mauro Costa Junior
00h - Show ao vivo com a banda Novos Tempos
DOMINGO / 04-04
13h - Abertura na praça de alimentação / show ao vivo com Jeito de amar
18h - Exposição na feira de artesanato // open class - apresentação do prato - degustação
21h - Show ao vivo com Dr. Law


Prefeitura Municipal de Arraial do Cabo




Comentários